CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SEMANA NACIONAL - ATIVIDADES - OBJETIVO

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), responsável pela coordenação nacional da SNCT, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, escolheu o tema "Mudanças Climáticas", após receber várias sugestões e consultar instituições e entidades parceiras.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 (SNCT) volta a destacar uma temática de relevância estratégica. O maior evento de divulgação científica do país abordará, neste ano, entre 17 a 23 de outubro, o tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.

A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A ideia é que sejam discutidos, em todo o país, nas instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.
Instituições ligadas ao ensino e à pesquisa e demais interessados em participar do processo de divulgação podem obter informações por meio do portal do evento (http://semanact.mct.gov.br ) e pelo email: semanact@mct.gov.br .

Alagoas

As ações da SNCT ocorrem em cada estado por meio de instituições. Em Alagoas, a coordenação da Semana Nacional de C&T é realizada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) com o apoio de entidades envolvidas na área de C&T e no tema deste ano.

Semana Nacional Ciência e Tecnologia - SNCT

Até o momento está confirmada a participação na SNCT das seguintes organizações de Alagoas:
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Defesa Civil de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Faculdade São Vicente (Fasvipa) - em Pão de Açúcar; Cesmac; Faculdade de Tiradentes (Fits); Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), e outras.

Atividades

Serão realizadas atividades na capital e no interior, como: Palestras; Show de Química, Física e Matemática; Apresentação Teatral; Oficinas; Exposições; Concurso de Vídeo, entre outros.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Brasil desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2010, foram realizadas cerca de 14.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiros.

Objetivo

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. O evento possibilita ainda que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
Como participar

Qualquer pessoa pode participar dos eventos da SNCT; todos são gratuitos. No site nacional da SNCT tem informação sobre as atividades e os contatos locais, além de notícias, artigos, vídeos e outros materiais. Já as informações sobre a Semana Nacional de C&T em Alagoas poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico, onde terão os links das outras instituições.

Fonte:
cienciaetecnologia.al.gov.br