FAUNA - SEMANA NACIONAL - 21 A 27 DE SETEMBRO - DIVERSIDADE - VÍDEOS ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

O Brasil tem uma fauna muito rica e algumas de suas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, como o peixe-boi, o boto-rosa e a arara-azul-de-lear. Estima-se que existam no país mais de 11 mil espécies de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), mais de 30 milhões de espécies de insetos e cerca de 30 mil espécies de outros invertebrados.
Elza Fiuza/ABr Pesquisadores da USP descobriram na Floresta Nacional de Carajás um refúgio de araras-azuis Ampliar

Fauna é o conjunto das espécies animais de uma região. Elas estão espalhadas em diversos lugares, pois cada uma se adapta ao tipo de vegetação, clima e relevo da área em que vive.

Pássaro do Brasil

Na América do Sul, o Brasil tem a maior diversidade de aves. Pesquisadores da USP descobriram na Floresta Nacional de Carajás um refúgio de araras-azuis. O país também abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra. As espécies de peixe de água doce somam 3 mil, um total três vezes maior que o de qualquer outro país. Na lista de espécies nativas brasileiras estão pelo menos 17% das aves e 10% dos anfíbios e dos mamíferos encontrados em todo o planeta.

Apesar de toda essa riqueza, há no país um número relativamente pequeno de animais de cada espécie e muitas delas estão desaparecendo muito rapidamente. Um dos principais motivos é a atuação do homem e sua busca pelo desenvolvimento a qualquer custo. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que degradam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies.

Tartaruga marinha

Um dos animais mais conhecidos no Brasil e que corre risco de extinção é o mico-leão-dourado. Natural da Mata Atlântica, ele habita florestas do Rio de Janeiro. Trata-se de um bicho curioso e brigão, que vive nas copas das árvores e come frutos, néctar e flores. A redução da espécie tem sido causada por desmatamento, caça e comercialização. Alguns grupos estão protegidos na Reserva Biológica de Poço das Antas, no Rio.

Outros dois bichos famosos no Brasil são: o tamanduá-bandeira, que vive em campos cobertos e florestas úmidas e se alimenta de cupins e formigas; e a onça-pintada, felino de grande porte (aproximadamente 2,5 metros de comprimento e mais de 100 quilos) que geralmente vive sozinho em matas fechadas, sombrias e próximas de rios e que se alimenta de mamíferos, aves, répteis e peixes.


Esses são apenas alguns exemplos. Todas as espécies têm grande importância para os ecossistemas (conjunto de elementos de um lugar e a relação entre eles).

(brasil.gov.br)

 Fauna brasileira


Veja os vídeos com os animais 
mais ameaçados de extinção










Animais EXTINTOS!!






Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo