25/07/11

BIOLOGIA - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO MUNDO

.
De acordo com representante da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), Hélder Muteia, até 2050, a população mundial deverá crescer dos atuais 6 bilhões para 9 bilhões de habitantes. Para que todos tenham acesso à comida, a oferta de alimentos precisa aumentar 70% nos próximos 40 anos.

Produção de alimentos - Fome!

Para ele, alcançar esse objetivo é um “grande desafio, mas não é impossível” e cada vez mais será exigido aumento de produção com menos investimentos.

Lembra do ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”?

O representante da FAO alertou, no entanto, para a necessidade de um crescimento sustentado da produção de alimento, sob pena de o homem comprometer ainda mais o ecossistema.

“Com a pressa de produzir estamos degradando o meio ambiente e há uma utilização exagerada de agroquímicos, o que pode afetar a sustentabilidade ambiental. É importante ganhar dinheiro, mas é preciso pensar também nos valores, tanto em sustentabilidade social quanto ecológica”, ponderou Muteia, defendendo a regulamentação do uso de produtos químicos na agropecuária.

Produção de alimentos

Segundo ele, o Brasil pode ser um grande colaborador na tarefa de erradicar a fome no mundo. “Não só por ter recursos naturais como solo e água, mas também pela sua capacidade técnica, exportando conhecimentos e experiências”, destaca.
(blogdasaude.com)

As zonas de produção agropecuária, para atender o grande consumo urbano e obter maior índice de lucro, passam a industrializar sua produção, empregando enormes quantidades de fertilizantes químicos e inseticidas. Tal prática é extremamente nociva em dois sentidos: prejudica sensivelmente o equilíbrio ecológico e expõe o consumidor a taxas elevadas de toxicidade. Já se constatou a presença de inseticidas, como o DDT em pessoas e no leite de vaca. Isto quer dizer que as populações vão sendo envenenadas lentamente, através da absorção de produtos químicos de que os alimentos estão impregnados.

Podemos considerar a produção de alimentos como necessidade básica pára a nossa sobrevivência. De fato, quem é que pode viver sem alimentar-se? É um problema que cada se torna mais difícil e exige soluções de maior envergadura. Em sua maior parte, esse problema é gerado pela tendência das pessoas se concentrarem em densos agrupamentos as grandes cidades cujos dois maiores objetivos são as atividades industrial e comercial. Estes grandes centros necessitam importar das zonas agropecuárias todos os alimentos de que precisam, e isso em quantidades fantásticas.

Produção de alimentos - agricultura

A solução estaria na prática natural da agricultura, porém em bases científicas para manter a produção em níveis compatíveis com as exigências do consumo. Os fertilizantes seriam somente naturais, tecnicamente balanceados conforme as necessidades do solo. O combate às pragas seria por meio de insetos e pássaros predadores dos parasitas que atacam os vegetais.

Até onde o solo útil já foi prejudicado pelo tratamento químico? E os seres humanos? O que nos reserva o futuro quanto à produção de alimentos? Para que não faltem alimentos, é preciso conservar o solo.

Seria voltar aos métodos da Natureza, mas com técnicas visando à alta produção agrícola.

Produção de alimentos no mundo



Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analytics