17/06/11

DIA NACIONAL DA SAÚDE - 05 DE AGOSTO - A data, homenagem, avaliação, cuidando da saúde

O Brasil celebra em 05 de Agosto, o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872.

Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina aos 15 anos, e quatro anos mais tarde especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.


Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico.

A data de seu aniversário, portanto, deve ser comemorada com atitudes saudáveis e conscientização política também, afinal, o governo é quem responde pela saúde pública e cuida de questões fundamentais para que a população viva em um ambiente adequado: com saneamento básico, coleta de lixo e manutenção de áreas verdes.

Cuidando da saúde

Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas o bem-estar físico, mental e social. A definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o indivíduo que não apresenta enfermidade alguma é a melhor para determinar o porquê da celebração do Dia Nacional da Saúde. A data, criada para homenagear o bacteriologista Oswaldo Cruz (que nasceu neste dia, em 1872), pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil, pode ser uma época ideal para iniciar hábitos saudáveis.

Como quem cuida de um tesouro precioso, devemos cuidar da nossa saúde todos os dias. Uma boa alimentação, bastante água, exercícios físicos, repouso, lazer e higiene pessoal são elementos muito importantes para uma boa saúde.


Uma boa avaliação médica anualmente (no mínimo), sem esquecer dos dentes, evitar o fumo, o álcool e a auto-medicação. Manter as dosagens de colesterol, triglicerídeos, glicose e outros em níveis normais, enfim, cuidar do nosso bem mais precioso, a saúde.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analytics