DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS - 27 DE AGOSTO

.

Em 1978, uma lei assinada pelo então presidente Ernesto Geisel (Lei 6.530/78) regulamentou a profissão do corretor de imóveis e trouxe vantagens para a categoria, que passou a ter mais preparo para atuar no mercado, segundo informações do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Com a regulamentação, alguns estados passaram a exigir cursos de formação profissional para os corretores.

Nos anos 80, a profissão foi consolidada e organizada em todo o país, chegando à década seguinte com 24 conselhos regionais da categoria, responsáveis por fiscalizar o exercício profissional, conforme o Cofeci.

Os esforços para a profissionalização da categoria começam muito antes, ainda na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas. Nos anos 40 os corretores ou agentes imobiliários já faziam parte de um grupo organizado e reconhecido pela sociedade.

Destaca-se a grande importância desses profissionais no mercado de trabalho nos dias de hoje: "O mercado não comporta profissionais com baixa qualificação. A complexidade da intermediação imobiliária inclui aspectos jurídicos e econômicos, exigindo pessoal bem preparado, tanto do ponto de vista técnico como ético".


Atualmente o corretor avalia imóveis, dá consultoria sobre investimentos no mercado imobiliário, vende consórcios imobiliários, dá assistência à obtenção de financiamentos para aquisição de imóveis e ajuda o cliente a fazer a melhor escolha, de acordo com sua condição financeira.

Fonte:
senado.gov.br


.
Topo