DENARC - DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE NARCÓTICOS

O Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos – DENARC, órgão de execução da Polícia Civil do Estado de São Paulo, foi criado através do Decreto n.º 27.409, de 24 de novembro de 1.987, com atribuições básicas de prevenir e reprimir os crimes de tráfico ilícito e uso indevido de drogas, apurar furtos, roubos ou desvios de substâncias entorpecentes e desenvolver programas de prevenção à disseminação do tráfico e uso de narcóticos.

O DENARC se originou da extinta Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE, do Departamento Estadual de Investigações Criminais - DEIC, e foi criado como órgão de nível hierárquico Departamental na estrutura básica da Polícia Civil para o combate ao tráfico de drogas através de suas unidades especializadas, as quais, atualmente, integram a DISE - Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes, a DIAP – Divisão de Inteligência e Apoio Policial, o NAPE – Núcleo de Apoio e Proteção à Escola, a DIPE – Divisão de Prevenção e Educação, a Assistência Policial Departamental e a Divisão de Administração.

O combate ao narcotráfico realizado pelo DENARC concentra-se na DISE – Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes, que possui quatro Delegacias especializadas para investigar o tráfico de maconha, cocaína, opiáceos, psicotrópicos, crack e outras substâncias entorpecentes; na DIAP – Divisão de Inteligência e Apoio Policial, que possui a 1ª Delegacia de Apoio ao Interior, o SIE – Setor de Investigações Especiais, o STII – Setor Técnico de Inteligência e Informação, e o SOE – Setor de Operações Especiais; e no NAPE – Núcleo de Apoio e Proteção à Escola, que possui quatro unidades denominadas SPE - Setor de Proteção à Escola, SAI – Setor de Análise da Informação Escolar, SDE – Setor de Apoio aos Dirigentes Escolares, e SRE – Setor de Repressão aos Delitos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

A DIPE – Divisão de Prevenção e Educação, desempenha atividades importantes através de convênios para encaminhamento de dependentes, de programas de apoio ao interior, de prevenção ao abuso no uso de drogas, de capacitação de recursos humanos, de palestras e conferências para estimular a todos uma vida sadia.

É missão do DENARC, também, o intercâmbio de informações com as demais Autoridades Policiais do país e com outros órgãos Federais e Estaduais responsáveis pela prevenção e repreensão ao tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes.

Um dos instrumentos eficazes do DENARC é o serviço de disque-denúncia, através do telefone 0800-111718, cujas informações transmitidas são analisadas, registradas e dirigidas às unidades especializadas em investigações para as providências de Polícia Judiciária devidas.

Delegacia Eletrônica - Alguns Links

(http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/mastop_publish/?tac=DENARC)