DIA DO GEÓLOGO - 30 DE MAIO - ATRIBUIÇÕES - ÁREAS DE ATUAÇÃO

.
O Geólogo é o profissional que estuda a terra e sua história, origens, estrutura e processos que a formaram e os que regem as transformações pelas quais ainda passa.
Ele está sempre atento também à vida na pré-história, ratificada através dos fósseis - seres preservados em rochas.

A profissão é regulamentada no Brasil desde 1962 e é fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Atribuições do Geólogo

Seja no campo, escritórios ou laboratórios, o geólogo pode atuar em dez áreas diferentes: a paleontologia, petrologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia ambiental e geologia marinha.

O trabalho do Geólogo em cada área de atuação

Paleontologia

Estuda os fósseis, compostos por restos de animais e plantas petrificados. São extremamente importantes para determinar o tipo de ambiente e a época no qual os sedimentos se depositaram, além de indicar a idade de formação das rochas onde estão os restos preservados.

Petrologia

A Terra é dividida em três camadas: núcleo, manto e crosta. A fusão dos dois últimos, dão origem a um líquido chamado magma. Quando este se resfria e se solidifica forma as rochas ígneas.

As rochas sedimentares são fruto dos sedimentos que se acumulam nas depressões da Terra. As metamórficas são formadas pelas modificações de temperatura e pressão, sofridas pelas ígneas, sedimentares e outras rochas metamórficas.

Pesquisa mineral

Ao atuar na pesquisa mineral, o geólogo visa pesquisar um bem mineral em particular. No gráfico abaixo, você encontra dados sobre a produção mineral brasileira:


Geologia do petróleo

É o ramo da geologia que examina as camadas de rochas onde existe acumulação de petróleo. Resultado da decomposição dos restos orgânicos, este mineral se deposita nos poros das rochas sedimentares formando jazidas.

Hidrogeologia

Estuda o subsolo com o objetivo de perfurar poços para obtenção de água subterrânea. Constitui uma importante aplicação da geologia que pode solucionar os problemas de escassez de água em regiões áridas como o Nordeste brasileiro.

Geotécnica

Nesta área, o geólogo atua na construção de estradas, túneis, viadutos, barragens, e edifícios, analisando se o solo suporta a obra ou não. Geralmente, trabalha em conjunto com o engenheiro civil.

Geoquímica

O geólogo vai coletar amostras do solo, água e de materiais do fundo dos rios para que possam ser analisadas em laboratório e assim determinar a presença de elementos químicos.

Geofísica

Atua medindo determinadas propriedades das rochas como o magnetismo, densidade e radioatividade para detectar a presença de minérios e minérios metálicos.

Geologia Marinha

Área relativamente nova, a geologia marinha estuda as variações do nível do mar e o relevo do "chão" do oceano.

Geologia Ambiental

Os geólogos atuam na prevenção de enchentes, deslizamentos de terra e erosão do solo; seleção de locais para instalação de cemitérios, aeroportos, depósitos de lixo e fábricas e delimitação de áreas de preservação ambiental, entre outras.


Onde estudar para se tornar um Geólogo

Com duração média de 5 anos, o curso superior em Geologia tem matérias básicas como química, matemática, física e biologia. Disciplinas voltadas para o estudo do solo fazem parte do currículo do segundo ano, como a geoquímica, geofísica, mineralogia e geomorfologia. No Brasil, 19 faculdades oferecem o curso.

Confira quais são na lista abaixo:

Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

São Paulo
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual de Campinas
Universidade de São Paulo

Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto

Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Santa Catarina
Universidade Federal do Paraná

Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco

Ceará
Universidade Federal do Ceará

Bahia
Universidade Federal da Bahia

Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso

Distrito Federal
Universidade de Brasília

Pará
Universidade Federal do Pará

Amazonas
Universidade do Amazonas

Fonte: IBGE

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo