DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO - 11 DE JUNHO - SAÚDE E PREVENÇÃO

.
Promovendo mudanças no conhecimento, atitudes e comportamento humano frente aos problemas de saúde, a Educação Sanitária é um processo ativo e contínuo,  que tem o objetivo de melhorar as condições diretas e indiretas da saúde do ser humano, dos animais, das plantas e do meio ambiente.


Sem os cuidados necessários, nossa saúde pode ser afetada através de contato direto ou indireto com microorganismos como micróbios, vírus, bactérias e protozoários. Outras doenças podem ser transmitidas por parasitas ou vermes. Entretanto todas essas doenças podem ser evitadas com os conselhos simples, mas extremamente importantes, do educador sanitário.

Para ser Educador Sanitário é necessário formação e capacitação em dois níveis fundamentais:

Nível Humano - Possuir equilíbrio psicológico e emocional, ser dotado de valores, aberto ao diálogo, disponível, capaz de ouvir e trabalhar em equipe.

Nível Profissional - Possuir capacitação mínima em relação aos aspectos de educação, promoção da saúde e prevenção das doenças, conhecer a realidade da saúde e as ciências humanas e sociais.

O mais importante ponto para se estabelecer um verdadeiro trabalho educativo sanitário, é a conscientização da população de forma crítica e participativa, visando obter bons resultados, em relação `saúde. A grande importância está no preparo das equipes de trabalho, aplicando este aprendizado junto com o público alvo, para chegar a uma condição sanitária cada vez melhor.

Para esse trabalho, a Coordenadoria de Educação Sanitária é a responsável pela orientação e desenvolvimento de campanhas, projetos, treinamento técnico e palestras envolvendo o público específico e afim conforme os programas de defesa sanitária animal e vegetal.


O setor tem a incumbência de elaborar e distribuir material educativo sobre os programas sanitários, realizar palestras e reuniões propondo orientar e inserir a educação sanitária na capacitação de profissionais nas unidades escolares, envolvendo e conscientizando a comunidade para uma maior integração no setor de produção.

Origens:
UFGNet/adapec.to.gov.br

Topo