Hectare - Hexaedro - Heptágono - Hexágono - Hipotrocóide - Hipotenusa - Horizontal - Hipótese

Hectare:
Unidade de medida de área igual a 10000 m2 . Equivale a um quadrado de lado 100 metros.

O símbolo é ha.

O radical grego hect significa 100.

1 ha = 100 ares = 10000 m2 = 100 dam2 = 1 hm2 = 0,01 km2 = 0,003861020 milhas quadradas

Um hectare é aproximadamente igual a área de 1 campo de futebol, cuja medida máxima é 90 × 120 metros. A área totaliza 10 800 metros quadrados, ou 1,08 hectare.

Hexaedro:
É um poliedro de 6 faces.

Se o hexaedro é regular, o poliedro é denominado cubo (sólido platônico).

Heptágono:
Polígono (figura plana) que possui 7 lados. Se todos os lados são iguais ele é regular; caso contrário, é irregular.

Hexágono:
Polígono de 6 lados. Se o hexágono tiver os seus lados todos iguais e os ângulos internos todos iguais, diz-se que é um hexágono regular.

OBS.: Se o hexágono regular estiver inscrito numa circunferência, o raio é igual ao lado do polígono.

Hipotrocóide:
É uma roleta curva traçada por um ponto fixado, para um círculo de raio r rotacionando por dentro de um círculo de raio R, onde o ponto está a uma distância d do centro do círculo interior.

Na animação abaixo, a curva em vermelho é um hipotrocóide que é desenhado quando o círculo menor preto roda dentro do círculo grande azul (os parâmetros são R = 5.0, r = 3, d = 5).

Para ver a animação, clique na imagem

As equações paramétricas para uma hipotrocóide são:

Abaixo, o caso especial de uma hipotrocóide (hipociclóide) com com d = r e a elipse (desenhada em vermelho) com R = 2r, onde R = 10, r = 5 e d = 1.

Para ver a animação, clique na imagem

O clássico brinquedo espirógrafo traça também a curva epitrocoide. Veja:

Hipotenusa:
O lado oposto ao ângulo reto do triângulo retângulo. É o maior lado do triângulo retângulo.

Horizontal:
É qualquer linha paralela ao horizonte. Esta linha é perpendicular à vertical a partir da observação.

A linha horizontal e a vertical são utlizadas graficamente em desenho , tabelas, textos, ....
Ela é uma linha "deitada".

Hipótese:
É qualquer suposição que se faz para fins de resolução de um problema. É o conjunto de condições para poder iniciar uma demonstração

Origem:matematica.com (adaptado e revisado)