28 DE ABRIL - DIA DA SOGRA

.
Muitas vezes criticadas, mal amadas, ridicularizadas, xingadas - às vezes fazem assim com elas - as sogras.
Esquecem que essas mulheres são seres humanos e também são dotadas de sentimentos.

Antes de serem sogras são mães, e o amor de mãe sempre prevalece. A maioria das sogras age como verdadeiras mães que ganham mais um(a) filho(a). São excelentes avós e grandes amigas. Só precisam ser conquistadas e amadas. Procure entendê-la ao invés de odiá-la. Ame-a.

Só assim você vai perceber que tem uma pessoa maravilhosa ao seu lado.

Não nos adiantará entender de teoria, se os conhecimentos e boas intenções não se cristalizarem em propósitos claros e firmes. O bem deve ser praticado já. Em que consiste então, do ponto de vista prático, o amor da nora pelos sogros? Vejamos algumas regras de ouro que, de certa forma, o resumem:

- Aceitar a ajuda dos sogros, pedir-lhes que "dêem uma mão" cuidando dos filhos, nas compras, na escolha de um bom lugar para passar os fins de semana, etc... Ou seja, deixar-se ajudar por eles. Os sogros, avós ou não, sentem-se muito honrados das noras e genros precisarem deles... até onde for razoável precisar.

- Acompanhá-los, fazer-lhes companhia. Quando a nora está com os sogros, eles devem sentir a sua companhia. O essencial não é o tempo, é demonstrar-lhes que se tem afeto por eles. Fazer companhia é uma bela maneira de conviver e de alegrar a solidão dos pais e dos sogros. Não esqueçamos que a palavra companhia (do latim cum e panis) significa compartilhar o pão. Haverá algo mais íntimo e expressivo para manifestar a afeição que nos une àqueles que necessitam de nós?

Um jovem casal deve estar empenhado em construir o seu próprio lar, ou seja, em buscar quanto antes a autonomia. Aceitar a ajuda dos sogros, acabamos de vê-lo, é uma forma de caridade, mas nada tem que ver com depender deles por tempo indeterminado, sobretudo em matéria econômica. Um casal jovem tem de buscar a sua autonomia em todos os âmbitos, o quanto antes.

Às candidatas a noras ideais, este é um ponto muito importante:
Amar é o contrário de ser um fardo! Feliz Dia das Sogras!!

.


Topo